Bloqueadores de Segurança

Um show de Cores com Cadeados de Bloqueio e Travamento Elétrico Industrial

O item 10.6 da NR 10, que trata da Segurança em Instalações Elétricas Energizadas, traz informações importantíssimas, sobre os diversos procedimentos no quesito industrial, e hoje aqui, vamos abordar, sobre as diversas formas de bloqueio e travamento em equipamentos elétricos, em sua empresa.

Bloqueadores de Segurança

As cores dos cadeados de segurança, podem ser as mais variadas possíveis. E para cada procedimento energético, há uma orientação a ser observada.

  • Cadeados plásticos coloridos com Segredos Diferentes:

É o sistema mais comumente utilizado, em que cada chave abre apenas um Cadeado de Bloqueio Industrial, ou seja, o dono do cadeado pode ter certeza que outra chave não abrirá seu cadeado e assim fica mais tranquilo em suas atividades de manutenção.

  • Cadeados plásticos coloridos com Segredos Iguais:

Neste sistema, todos os cadeados operam com um mesmo segredo de chaves, ou seja, Chaves Iguais entre si. Este sistema é muito utilizado em situações onde um funcionário possui mais de um Cadeado de Bloqueio Industrial.

  • Exemplo 1– No dia a dia da manutenção, um eletricista pode usar mais de um Cadeado de Bloqueio Industrial por vez, ou seja, ele pode bloquear um determinado disjuntor para o serviço de um mecânico e ao mesmo tempo bloquear outro disjuntor para serviço em outra máquina. Neste caso, os Cadeados de Bloqueio do mesmo funcionário podem ter Chaves Iguais para facilitar seu uso, assim o funcionário vai ter somente uma chave que abre todos os seus cadeados. Os funcionários não vão poder abrir os cadeados uns dos outros, somente os seus próprios cadeados.
  • Exemplo 2– Conjuntos de cadeados com chaves iguais por funcionário e chaves diferentes entre eles.
  • Exemplo 3– Conforme a NR 10, é obrigatório que todos os painéis elétricos sejam trancados com Cadeados de Bloqueio, e que somente eletricistas capacitados, habilitados e autorizados tenham acesso à eles. Imagine uma empresa que possui 9 painéis elétricos, cada painel com um Cadeado. Teremos então 9 Chaves Diferentes. Os eletricistas teriam que selecionar as chaves cada vez que fossem abrir determinado painel, mas se todos estes cadeados tiverem Chaves Iguais, cada eletricista pode andar com apenas 1 chave e ter acesso a todos os painéis.
  • Cadeados plásticos coloridos com chaves mestras:

É o sistema em que se pode ter grupos de Cadeados com Segredos Diferentes e Segredos Iguais entre si, e mesmo assim ter apenas uma chave que abrem todos os Cadeados de Travamento de todos esses grupos.

  • Exemplo 1– Uma indústria possui 5 painéis elétricos de baixa tensão e uma cabine primária com 3 transformadores de alta para baixa tensão. Se considerarmos que os Cadeados que vão bloquear os Painéis Elétricos não podem ter o mesmo segredo dos Cadeados dos Transformadores; neste caso pode-se fazer 5 cadeados com chaves iguais entre si na cor vermelha para os painéis elétricos de baixa tensão e outros 3 cadeados amarelos com chaves iguais entre si para acesso aos transformadores. Os cadeados vermelhos não abrem os amarelos e vice-versa. Porém, é possível ter uma chave mestra que fique com o encarregado da elétrica e que abra tanto os cadeados vermelhos quanto os amarelos.
  • Exemplo 2– Uma indústria possui 5 funcionários na manutenção, sendo 3 eletricistas e 2 mecânicos. Além disso, existe 1 funcionário terceirizado. Supondo que cada um desses funcionários tenha 2 Cadeados de Bloqueio; os eletricistas possuem cadeados na cor azul, os mecânicos na cor amarela e o terceirizado na cor vermelha. Cada profissional terá 2 cadeados com uma única chave que abre ambos, mas que não abrirá os Cadeados dos outros funcionários. Supondo que o gerente de manutenção ou o técnico de segurança do trabalho queira ter uma única chave que abra todos os cadeados independente das cores, podemos fazer uma Chave Mestra que abra todos os cadeados. Muita atenção neste caso, pois esta Chave Mestra só poderá ser usada em caso de condição excepcional, como quando um funcionário vai embora da empresa com sua chave e esquece o equipamento travado com seu cadeado.
  • Cadeados plásticos coloridos com Chaves Gran Mestras: 

Nesse sistema podemos ter grupos de cadeados com segredos iguais, grupos com segredos diferentes, grupos com chaves mestras, e ter apenas uma chave que abre todos os cadeados de todo esse grupo.

Trabalho com segurança, agrega valor ás empresas. Contrate os serviços elétricos da Energibell e valorize sua equipe.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s