Precisão e medição elétrica

Veja agora, os principais instrumentos de medição e precisão elétrica

Os instrumentos de medição elétrica, podem medir voltagem (V), resistência e corrente elétrica (kVA). Veja aqui a funcionalidade de alguns desses instrumentos de precisão: 

Precisão e medição elétrica

Instrumento de medição – Terrômetro 

O terrômetro, é um instrumento capaz de medir a resistência do aterramento elétrico, sendo um instrumento muito sensível e que exige cuidado ao ser manuseado.

Entre as muitas aplicações do terrômetro as mais comuns que podemos destacar são: a medição de resistência de terra em indústrias, edifícios, residências, sistemas de SPDA, antenas e subestações, permitindo avaliar a qualidade de um sistema de aterramento, como por exemplo a eficiência de um sistema de aterramento.

Instrumento de medição – Wattímetro 

O wattímetro é um instrumento feito para realizar a medição de potência elétrica, fator de potência, distorção harmônica, resistência, temperatura, frequência, tensão e corrente. Sendo um instrumento muito versátil, por conter várias funcionalidades para diversas aplicações

Instrumentos de medição – Multímetro 

O multímetro é o aparelho responsável por realizar a medição de diversas grandezas elétricas e até não-elétricas através do uso de sensores, como por exemplo medir temperatura usando um termopar.

Os multímetros possuem diversas funções e além das tradicionais medições de tensão, resistência, corrente e continuidade, podemos encontrar em um bom multímetro opções para medir frequência, temperatura, capacitância e indutância por exemplo.

Instrumento de medição – Alicate amperímetro 

Medir corrente elétrica com um multímetro não é muito simples e seguro, além disso a grande maioria dos multímetros não possuem a capacidade de realizar medição de corrente elétrica superior a 20A e também é preciso seccionar o circuito para fazer a medição de corrente elétrica, ou seja, devido a essas circunstâncias se torna inviável medir corrente elétrica com um multímetro.

Para resolver este problema existe um instrumento que se chama alicate amperímetro, que facilita a medição em situações na quais é difícil interromper o circuito, realizar medição de corrente com valores elevados e garantir a segurança de quem está fazendo a medição.

As bobinas presentes nos “braços” do alicate identificam a variação do campo eletromagnético, assim a corrente elétrica é calculada pelo aparelho e exibida no mostrador. Além de medir corrente elétrica, o alicate amperímetro também é capaz de medir resistência elétrica e tensão elétrica.

Onde contratar profissionais capacitados 

Na Energibell, Trabalhamos dentro dos mais altos padrões de segurança ABNT e nossos profissionais são extremamente responsáveis e capacitados.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s