Um transformador trifásico, é formado pelo conjunto de três transformadores monofásicos, que juntos compõem esse sistema.

Função
Fundamentais nas redes elétricas, os transformadores são aparelhos que conseguem modificar, ou seja, transformar a tensão de um circuito para outro. O transformador trifásico, por sua vez, recebe esse nome porque é equipado com três bobinas, cada uma delas composta por um circuito primário e um circuito secundário. Por conta dessa configuração, ele trabalha tanto com tensões simples, quanto compostas.
Para que serve o transformador trifásico?
De forma geral, esse tipo de transformador é utilizado em contextos de alta potência elétrica, como por exemplo, postes de distribuição de energia elétrica ou cabines primárias. Ele pode tanto elevar quanto baixar a voltagem até atingir o valor desejado, assim como converter uma tensão bifásica em trifásica ou vice-versa.
Também é interessante saber que eles são formados por um conjunto de três transformadores monofásicos, que juntos compõem esse sistema. Isso faz com que a montagem do transformador trifásico seja mais fácil e flexível, podendo atender a diferentes necessidades.
Como são feitos os testes em transformadores trifásicos?
Para garantir o suprimento de energia elétrica e evitar incidentes, todos os transformadores precisam ser submetidos a testes de rotina, para verificar a necessidade (ou não) de realizar uma manutenção preventiva ou corretiva.
Estes testes costumam incluir a verificação de resistência de isolamento; resistência dos enrolamentos do transformador; polaridade; deslocamento angular; resistência de isolamento das buchas de alta e baixa tensão.
Equipamentos de medição
Os testes são feitos com ajuda de equipamentos específicos, os medidores de transformadores trifásicos. Eles são capazes de detectar dados sobre o fluxo de energia para identificar quais são as tensões que estão em uso. São reconhecidos pela alta precisão.
Além de gerar relatórios de dados sobre a tensão, os medidores também são responsáveis pelos ensaios que determinam os padrões de funcionamento do transformador. Nesse caso, são observadas questões como magnetização, perdas de cobre e outras. O intuito é identificar discrepâncias entre os padrões ideais e reais para efeitos de manutenção, para assegurar a funcionalidade e a segurança do sistema elétrico.
Vantagens
Mais uma vantagem importante desses medidores e analisadores de transformadores trifásicos é justamente a geração de relatórios com todas as informações detalhadas. Assim, é possível diagnosticar completamente as condições do transformador para que nenhum detalhe passe desapercebido.
Instalação de transformador trifásico, é com a Energibell Engenharia Elétrica.