A TRAFO foi uma indústria brasileira que teve o controle maioritário adquirido pela WEG, sua antiga concorrente na fabricação de transformadores

Esse processo de aquisição, ocorreu entre os anos 2007 e 2009. E hoje, é comum associarmos a palavra Trafo como sinônimo de transformador, que nada mais é que um equipamento elétrico que transforma a energia elétrica, com a finalidade de isolar um circuito, com a redução ou elevação da tensão.
Atualmente existem diversos tipos de Trafo Transformadores, cada um com uma especificação diferente para o seu uso. Dependendo da finalidade, construção e tamanho, requer um estudo planejado para garantir a segurança dos equipamentos que serão utilizados.
As partes que compõem um Transformador são: bobina primária, bobina secundária, e o núcleo que vai fazer toda a concentração do campo magnético, para que seja possível, em corrente alternada, realizar a transformação da tensão. Seja rebaixador ou elevador.
Como escolher seu Trafo ou Transformador
Para que você não erre na escolha do trafo transformadores, é muito importante que você conheça três informações valiosas que você precisa conhecer sobre transformadores?
- Tensão de alimentação;
- Tensão de saída;
- Potência do Trafo transformador.
Conhecendo essas informações você poderá decidir pelo uso correto para aplicação no seu projeto.
A pior coisa que pode acontecer é você escolher trafo transformadores pelo preço, ou pela indicação de alguém sem conhecimento, pois estará sujeito a colocar em risco o seu investimento. Assim, observe bem as características e as informações que citamos acima, e sempre procure um especialista ou uma empresa confiável, que possa lhe orientar de forma profissional.
Os Núcleos no Trafo Transformadores
Sempre devemos levar em consideração a qualidade do ferro que é empregado, no projeto Trafo Transformadores, pois inerente a vontade do projetista, os transformadores aquecem durante o funcionamento, devido as perdas que existem na grande maioria dos equipamentos.
Quanto maior a potência retirada dos secundários, maior ainda será o seu aquecimento. Devido a isso, os núcleos devem ser feitos de ferro silício.
Os núcleos são constituídos dos seguintes elementos:
- Ferro e Silício;
- Ferrite;
- Epóxi com esmalte vinilico;
- Ligas amorfas.
Para altas frequências é utilizado o Ferrite. Em dispositivos de frequência acima de 10 khz as perdas por correntes parasitas não permitem o uso de aços e ligas metálicas.
Para baixas frequências é utilizado ferro silício e ligas amorfas. Os Núcleos de Ferro-Silício, são constituídos de Si 0,25% a 4,75% e o restante de Ferro. O ferro possui as características magnéticas, que ajudam no desempenho e o silício atua como um isolante do núcleo.
As Ligas Amorfas, possuem propriedades únicas. Feitos a partir da rápida solidificação de ligas metálicas, apresentam fácil magnetização devido ao fato de seus átomos se encontrarem arranjados de maneira aleatória, facilitando a orientação dos domínios magnéticos.
Podemos afirmar que o material magnético mais utilizado na construção de núcleos, tanto de indutores quanto de trafo transformadores, é a liga de Ferro-silício. Os mesmos são laminados, (cerca de 0,3 mm de espessura por lâmina), e cada lâmina é isolada de outra, assim cria-se uma resistência diminuindo as perdas pelas correntes.
Trafos Transformadores – Contrate nossos serviços para a instalação e manutenção
Várias são as características de um transformador, pois está relacionado a tensão e potência do mesmo. E para se estruturar um projeto de acordo com as normas da ABNT, devemos seguir alguns critérios:
- qual será a tensão de alimentação do transformador no enrolamento primário;
- qual será a tensão de alimentação do transformador no enrolamento secundário;
- qual será a potencia máxima do trafo transformador.
Energibel Engenharia Elétrica, sua melhor opção para instalação e manutenção de transformadores de energia industrial.