Tipos de isoladores elétricos

Os Isolantes são materiais que podem economizar elétrons e que resistem ao fluxo dos mesmos. Ex: Plástico (resinas), Silicone, Borracha.

Cabos isolante elétricos

O isolador elétrico mais utilizado nos sistemas elétricos são os fabricados com porcelana vitrificada e vidro temperado, devido às propriedades: mecânicas e elétricas; preços reduzidos dessas matérias-primas; a fabricação simples e a elevada rigidez dielétrica. Ele pode ser fabricado também com Resina Epóxi, TVE e também o Premix.

Alguns dos materiais citados, oferecem maior resistência e durabilidade conforme especificação técnica do equipamento onde será instalado.

Sabemos também, que os isoladores são os elementos mais vulneráveis das linhas e redes elétricas de distribuição. Por isso, as concessionárias investem na conscientização das populações, no intuito de coibir as ações de vandalismo que danificam os isoladores, que provocam interrupções da energia elétrica e custos de manutenções corretivas.

Outros fatores relevantes são as inspeções e as lavagens periódicas dos isoladores utilizados na distribuição de energia elétricas principalmente, nos ambientes sob poluição industrial ou com atmosfera muito salina com objetivo de minimizar as interrupções provocadas pelas correntes de fuga.

Rigidez dielétrica = alta resistência à passagem da corrente elétrica da parte energizada para terra.

Correntes de fuga = passagem da corrente elétrica pelo isolador devido às sujeiras ou danos estruturais.

Um isolador elétrico, também conhecido como dielétrico, é um material cujas cargas elétricas não conseguem se mover livremente.

O isolador elétrico pode ser separado de acordo com sua rigidez dielétrica, uma propriedade que influencia na tensão elétrica máxima que pode ser aplicada entre as extremidades do isolante sem se romper. Vidro, borracha e óleos são exemplos de isolantes elétricos.

ISOLADOR ELÉTRICO DE BAIXA TENSÃO

Os Isoladores Paralelos ou Cilíndricos são fabricados em Premix, um composto de resina Poliéster reforçada com fibra de vidro, na cor padrão laranja. Eventualmente podem ser fornecidos em outras cores. Os Insertos são fabricados em latão com rocas métricas e Withwort e também podem ser fornecidos com roscas especiais.

  • Material Auto Extinguível;
  • Elevada Rigidez Dielétrica;
  • Ótima Resistência ao Arco;
  • Excelente Resistência a Tração;
  • Alta Resistência a Compressão.

ISOLADORES EM EPÓXI

Os Isoladores fabricados em resina epóxi com cargas minerais na cor marrom para baixa e média tensão são utilizados como suporte de barramento em quadros, disjuntores, seccionadoras e também em outras diversas aplicações onde temos a necessidade de valores mecânicos com alta resistência à flexão e excelente resistência a tração e compressão, além de elevada rigidez dielétrica. Estes isoladores são construídos para:

  • Tensão Nominal de 1KV; 3KV; 7,2KV; 12KV; 15KV; 17,5KV; 24KV e 36KV;
  • As roscas internas são feitas de latão no sistema métrico e em outras execuções;
  • Fabricação de peças especiais sob desenho.

Contrate os serviços da Energibell Engenharia Elétrica e fique tranquilo no quesito segurança em sua empresa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s